Desde que o pecado entrou no mundo, nasceu no coração de Deus uma missão: salvar a humanidade. Nada mais importante que a missão de salvar o homem ocupou o coração de Deus nos últimos 6.000 anos. A história da terra, maculada pelo pecado, só pode ser reescrita pela regeneração dos Seus filhos. Esta é a missão de Deus e Sua ocupação principal desde então.
A decepção da queda do homem foi o primeiro martírio de Deus, mas não O tomou de surpresa. Ele já tinha um plano, e este plano era Sua missão – salvar o homem do pecado e das mãos do inimigo, Satanás.
Este plano nasce no coração de Deus, tornando-Se Ele próprio o primeiro missionário. Não nasce por causa do pecado, mas por causa do amor de Deus que não aceitou a perda de Seus filhos. O objetivo da missão é salvar o homem.
🖨 Clique aqui para download desta lição em PDF
01-Deus-Está-à-Sua-Procura.pdf (1341 downloads)
Lendo a Palavra
Aprendendo da Palavra
1. Qual foi, na sua opinião, o primeiro sentimento de Adão ao cair?
[a] Raiva [b] Medo [c] Decepção [d] Orgulho [e] Ciúme2. Quem deve tomar a iniciativa da reconciliação?
[a] Quem erra mais [b] Quem tem mais medo [c] Quem ama mais [d] Quem perde mais [e] Quem sofre mais3. Deus tomou a iniciativa de procurar o homem caído porque…
[a] O homem não sabia que havia caído [b] O homem caído não sabe voltar sozinho [c] O homem precisava de Deus [d] O homem havia se arrependido [e] Deus o amava e o amor de Deus não muda com o pecado4. Quando Deus procurou o homem já sabia que deveria morrer por ele? [a] Sim, mas talvez não precisasse se ele confessasse o pecado [b] Sim, mas se a serpente assumisse a culpa o homem ficaria livre [c] Sim, mas Ele teria a opção de matar o pecador [d] Não, ainda haveria uma reunião no Céu para decidir [e] Sim, já estava decidido
5. Que sentimento Deus trazia no Seu coração ao procurar o homem caído?
[a] Vingança [b] Decepção [c] Acerto de contas [d] Desprezo [e] AmorAplicando a Palavra
6. Quando Adão foi surpreendido no erro acusou a esposa, esta acusou a serpente, no que isso implica?
[a] Nada, foi só uma desculpa [b] Não perceberam o que tinham feito [c] Queriam apenas se livrar da culpa [d] Deus, que criara a mulher e a serpente, seria o culpado [e] Ninguém tinha culpa7. Quando você peca, o que você tem vontade de fazer?
[a] Fugir [b] Esconder-se [c] Negar [d] Confessar [e] Chorar [f] Acusar outro [g] Dividir a culpaO que fazer
O Deus da Bíblia é um Deus missionário. Tudo o que Ele faz tem em vista a salvação do homem. Todos os Seus atos são redentivos. Sua missão é claramente salvar.
Seguem algumas perguntas que orientam na identificação da Missão:
O que a igreja deve fazer?
Para quem deve fazer?
Para que deve fazer?
Como deve fazer?
Onde deve fazer?
Compromisso
Quanto à missão você está:
- Envolvido
- Comprometido
- Nem uma das duas
Gostaria de participar da missão de Deus?
Para refletir
Peter Drucker disse que “uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa”.
Se trocarmos a palavra “empresa” por “igreja”, iremos perceber que o texto se encaixa perfeitamente. Foram as empresas que passaram a imitar as igrejas ou foram as igrejas que passaram a imitar as empresas?
Conclusão
“Devemos meditar na missão dAquele que veio salvar Seu povo, dos seus pecados. Ao contemplarmos assim os temas celestiais, nossa fé e amor se fortalecerão, e nossas orações serão cada vez mais aceitáveis a Deus, porque a elas se misturarão cada vez mais a fé e o amor. Serão inteligentes e fervorosas. Haverá mais constante confiança em Jesus, e uma diária e viva experiência em Seu poder de salvar perfeitamente a todos os que por Ele se chegam a Deus” (Caminho a Cristo, 89).
Oração
Que Deus nos faça conhecer Sua missão e Seus motivos, e nos ensine a participar dos mesmos.
Autor: Umberto Moura
Edição: Joelson Moura
🖨 Clique aqui para imprimir esta lição
Joelson, boa tarde!
O PG que lidero e eu temos sido abençoados com os estudos!
Já estudamos “A forsa da mansidão” e “Atravessando as crises”.
Tô aqui agora escolhendo o próximo tema.
dúvida: tem algum “gabarito” para mostrar quais são as respostas certas? até agora, qdo vamos responder, a gente fala qual a resposta certa para cada um e debatemos… cada um defende a sua resposta certa, vamos dizer assim.
Olá Quesia!
Obrigado por nos escrever. Ficamos muito felizes que as lições estejam sendo instrumento de bênçãos de Jesus para o seu PG.
Desde o início deste segundo trimestre de 2019, nosso site está passando por boas reformulações, atualizações e correção. Isto também inclui uma revisão nas lições.
A série “Milagres de Jesus” acabou de passar por esta renovação. As séries “Atravessando Crises” e “Aprendendo a Orar” estão em atualização e devem estar totalmente prontas até o final de maio.
Até agosto/2019 será a vez de “A força da mansidão” e “Princípios Básicos”, e depois traremos séries de estudos inéditas.
Sua pergunta sobre gabarito é muito boa, e frequente aqui no site. Vamos escrever um artigo sobre isso em breve. Por enquanto, vou falar aquilo que vocês já devem ter notado: não há respostas certas ou erradas, mas depende do que está sendo dialogado entre os participantes. Nas questões de múltipla escolha, as alternativas são respostas sugestivas ou pontos a serem considerados. Ás vezes há muitas respostas certas, noutras vezes nenhuma. O mais importante é haver respeito entre os participantes e atenção ao texto bíblico no contexto da graça divina.
Que Deus abençoe seu PG e multiplique bênçãos!
não gostei porque não tem os textos biblico para debate
Olá Adelice, tudo bem?
Obrigado por manifestar sua opinião. Na verdade, a ideia é justamente essa. Com o texto apenas referenciado, damos a oportunidade para que os participantes do Pequeno Grupo abram e leiam o texto diretamente na Bíblia.
Permita-me a ocasião para oferecer algumas reflexões. Nos Encontros Semanais, além dos momentos de confraternização, oração e testemunho, há este momento especial de abrir a Palavra de Deus. O objetivo da lição é oferecer mais condições para que todos possam estar reunidos em Comunhão em torno do Cordeiro. Perceba que em cada lição há um texto bíblico em torno do qual o tema é desenvolvido. As perguntas e respostas “sugestivas” servem para construção de um diálogo saudável. Quem dirige o estudo, às vezes chamado de facilitador ou moderador, deve se preparar com antecedência, não deixando de orar.
O ideal é que o Facilitador tenha em mente que o estudo deve ser interessante tanto para os novos amigos, não importando o que eles sabem sobre Jesus, quanto para os membros mais antigos de sua igreja. O líder pode providenciar para que os amigos que não conhecem muito sobre a Bíblia tenham encontros particulares para tirar dúvidas com aqueles mais experientes, fazendo um aprofundamento doutrinário. Além disso, fique atenta às classes de estudos bíblicos, cultos evangelísticos e programações especiais de sua igreja.
Espero que tenha ajudado.
Abraços,
Joelson.