[Download não encontrado.]
Introdução
O termo Bíblia tem origem no grego “Biblos” e somente foi usado a partir do ano 200 dC. Escrita por mais de 40 pessoas, dentre elas escribas, sacerdotes, reis, profetas e poetas (2Tm 3.16; 2Pe 1.20,21), num período aproximado de 1.500 anos. Estes textos foram copiados e recopiados de geração para geração em diversos idiomas, tais como: Hebraico, Aramaico e grego; até chegar a nós.
Verificou-se através do Método Textual, que 99% dos textos mantêm-se fiel aos originais, é certamente uma obra divina, levando em consideração os milhares de anos entre a escrita e nossos dias. As partes mais antigas das Escrituras encontradas são um pergaminho de Isaías em hebraico do segundo século aC, descoberto em 1947 nas cavernas do Mar Morto e um pequeno papiro contendo parte do Livro de João 18.31-33,37,38 datados do mesmo período.
No ano de 1227, o Prof. Stephen Langton dividiu a Bíblia em capítulos e no ano de 1551 dC, o Sr. Robert Stephanus agrupou os seus textos em versículos. É composta de 66 livros, 1.189 capítulos, 31.173 versículos, mais de 773.000 palavras e aproximadamente 3.600.000 letras. Gasta-se em média 50 horas (38 VT e 12 NT) para lê-la ininterruptamente, ou pode-se lê-la em um ano seguindo estas orientações: 3,5 capítulos diariamente ou 23 por semana ou ainda, 100 por mês em média.
Encontra-se traduzida em mais de 1000 línguas e dialetos, o equivalente a 50% das línguas faladas no mundo. É de longe o livro mais vendido do planeta. Mais de 500 milhões de livros isolados já foram vendidos. Diz-se que, a cada minuto, 50 Bíblias são vendidas, perfazendo um total diário de aproximadamente 72 mil exemplares!
Amada e odiado por muitos, este livro tem resistido ao tempo, às cultu-ras, à incredulidade, e às perseguições. Apenas existir já é um milagre.
(Fonte: Revista Comunhão Ano 4 nº 44 e Bíblia em Bytes, CD – Room)
Lendo a Palavra
2 Timóteo 3:14-17
Aprendendo da Palavra
1. Por que precisamos ler a Bíblia regularmente?
[a] Porque é a Palavra de Deus [b] Porque Deus fala através de Sua Palavra [c] Porque ela é o livro mais vendido do mundo [d] Porque ela testifica de Jesus Cristo [e] Porque ela tem as palavras de vida eterna2. Por que Paulo deu esses conselhos a Timóteo?
[a] Prevenir Timóteo contra os movimentos separatistas [b] Paulo sentia-se no dever de orientar seu discípulo [c] Mesmo os líderes da igreja precisam de apoio e a afirmação [d] Timóteo era jovem, precisava de cuidados pastorais [e] Ao instruir Timóteo Paulo estava instruindo a igreja3. Fale ou escreva abaixo, para cada um dos versículos lidos acima, um conceito fundamental que Paulo estava ensinado ao seu discípulo Timóteo que serve para nós hoje?
[a] V. 14:
[b] V. 15:
[c] V. 16:
[d] V. 17:
Aplicando a Palavra
4. Quais os benefícios de lermos a Bíblia?
[a] Alimenta a nossa alma [b] Põe-nos em comunhão com Deus [c] Revigora nossas forças espirituais [d] Quando precisarmos, o Espírito Santo nos fará lembrar aquilo que lemos / estudamos [e] Ajuda-nos a vencer as tentações [f] Ficaremos mais inteligentes5. O que pode acontecer se não lermos a Bíblia?
[a] Ficaremos menos cultos [b] Perderemos o contato com Deus [c] Deixaremos a igreja [d] É o fim de nossa fé [e] É o começo de nossa apostasiaO que fazer
O ser humano é uma unidade integral composta de corpo, mente e espírito. A isto a Bíblia chama de alma. Assim como o alimento sustenta o corpo e produz energia para o mesmo; assim também é a Palavra de Deus para o espírito: é o alimento da alma, e sua leitura e estudo produzem a “energia” do espírito. Se deixarmos de comer um dia, nosso corpo se debilita, enfraquece, adoece; e uma pausa demorada na alimentação pode produzir desmaios, desequilíbrios e até a morte. O mesmo acontece se deixarmos de alimentar o espírito, logo perderemos o ânimo de falarmos das coisas de Deus e do próprio Deus.
Compromisso
Resolvi que vou ler a Bíblia com regularidade:
- Para me manter alimentado espiritualmente
- Ter energia para falar de Jesus
- Permanecer na fé
- Para minha comunhão diária com Deus
Para refletir
“Ou eu amo este livro e abandono o mundo, ou eu amo o mundo e abandono este livro” (Pensamento encontrado na Bíblia de um jovem; a Bíblia, por sua vez, fora encontrada no lixo).
Conclusão
“Tanto adultos como jovens negligenciam a Bíblia. Não fazem dela seu estudo, a regra de sua vida. Os jovens, especialmente, são culpados dessa negligência. A maioria deles encontra tempo para ler outros livros, mas aquele que indica o caminho da vida eterna não é diariamente estudado. Histórias ociosas são lidas atentamente, ao passo que a Bíblia é negligenciada. Esse Livro é nosso guia para uma vida mais elevada e santa. Os jovens o declarariam o mais interessante livro que já leram, não estivesse sua imaginação pervertida pela leitura de histórias fictícias” (MJ, 283).
“A leitura da Bíblia, o exame crítico de seus temas, ensaios escritos sobre tópicos capazes de desenvolver a mente e comunicar conhecimento, o estudo das profecias ou das preciosas lições do Salvador – isso será de efeito revigorador sobre as faculdades mentais e aumentará a espiritualidade. A familiarização com as Escrituras aguça o discernimento, fortificando a alma contra os ataques de Satanás” (MJ, 397).
Oração
Que Deus nos ensine a amar a Sua Palavra, a ter tempo para estudá-la, decisão de vivê-la e poder para testemunhar de seus ensinos.
Autor: Umberto Moura
Edição: Joelson Moura
www.pequenosgrupos.com.br