[Download não encontrado.]
Introdução
Escola Sabatina é o nome dado aos encontros sabáticos semanais entre os membros da Igreja adventista em todo o mundo, no qual acontece um sistemático estudo da Bíblia. Para atender essa atividade, a IASD mantém um departamento que parte do encontro das unidades reunidas dentro da igreja local, até seu escritório mundial na sede da Conferência Geral, em Washington, nos EUA.
Este departamento é quem cuida de produzir e distribuir para os cerca de 20 milhões de membros da Escola Sabatina, nos aproximadamente 209 países, em que a IASD está representada.
A Escola Sabatina teve seu início em 1852, com um estudo da Bíblia para jovens, numa revista mensal. Em 1861 foi a vez de as crianças terem suas lições, sob o título “Perguntas para os Pequenos Estudantes da Bíblia”. E no ano de 1888 foram providas lições para as classes de adultos, em forma de folhetos, precursores da nossa atual Lição da Escola Sabatina trimestral.
As primeiras escolas sabatinas organizadas de que se tem notícia realizaram-se em Rochester e Buck’s Bridge, Nova Iorque, em 1853 e 1854. Em 1878 a sessão da Associação Geral, em Battle Creek, Michigan, tomou providências para organizar melhor as 600 escolas sabatinas então existentes, formando-se uma Associação Geral da Escola Sabatina. Mais tarde foi escolhido o nome de Associação
Internacional da Escola Sabatina, que continuou até ser organizado o Departamento da Escola Sabatina da Associação Geral, em 1901.
Os objetivos da Escola Sabatina continuam sendo os mesmos: confraternização (estabelecer relacionamentos de amizade), testemunho (alcançar a comunidade), estudo da Bíblia (comunhão por meio da Palavra – Lição) e missão mundial (oração e oferta).
(Fontes: http://paulistana.org.br/site/index; http://www.adventistas.org.pt/ statements)
Lendo a Palavra
Deuteronômio 11:18-23
Aprendendo da Palavra
1. Veja que métodos pedagógicos Deus recomendou aos filhos de Israel para que aprendessem as Escrituras:
[a] Assentados em casa [b] Andando pelo caminho [c] Ao deitar-se (antes de dormir) [d] Ao levantar-se (antes de qualquer atividade ou trabalho) [e] Recursos visuais [f] Recursos escritosPara discutir: quais desses métodos podem ser usados ainda hoje para ensinar crianças e mesmo adultos?
2. Onde nossos filhos recebem incentivo para aprender as Escrituras?
[a] Assistindo TV [b] Jogando videogame [c] Na internet [d] Nos cultos domésticos [e] Na Escolinha Sabatina3. Por que precisamos ler e estudar a Bíblia?
[a] É a Palavra de Deus viva e permanente [b] Contém a vida eterna [c] Traz paz ao coração [d] Ensina os caminhos que devemos andar [e] É um excelente compêndio literário [f] Leva-nos à comunhão com Deus
Aplicando a Palavra
4. Com qual frequência você lê a Bíblia?
[a] Diariamente (faz o ano bíblico) [b] Semanalmente [c] Mensalmente [d] Eventualmente [e] Não lembro5. Quando você lê a Bíblia, o que você sente?
[a] Medo [b] Remorso [c] Dor de cabeça [d] Sono [e] Paz [f] Perto de Deus [g] Outros (quais são?)O que fazer
Muitas pessoas, embora desejem, têm real dificuldade para estudar ou mesmo para ler a Bíblia. Por quê? O apóstolo Paulo diz que “a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si…” (Gl 5.17).
O que fazer? Antes de estudar a Bíblia, faça uma oração, procure condições favoráveis de leitura como estar sentado, descansado, ambiente suficientemente iluminado e silencioso, e tenha um plano de leitura. A lição da Escola Sabatina é este plano. Tenha sua Bíblia e lição em mãos, e uma caneta para anotações, e bom estudo!
Compromisso
Ao perceber a importância de estudar a Bíblia, resolvi que:
- Tenho ou terei minha lição de Escola Sabatina
- Vou estudar a Bíblia diariamente
- Vou frequentar uma classe de Escola Sabatina
Para refletir
A principal missão do cristão, antes de salvar o mundo, é salvar sua própria alma.
Conclusão
“A Escola Sabatina oferece a pais e filhos preciosa oportunidade para o estudo da Palavra de Deus. Mas, a fim de receber o benefício que devem conseguir na Escola Sabatina, tanto os pais como os filhos precisam dedicar tempo ao estudo das lições, procurando obter um completo conhecimento dos fatos apresentados, bem como das verdades espirituais que esses fatos se destinam a ensinar. Devemos especialmente impressionar a mente dos jovens com a importância de compreender plenamente o significado do texto em estudo.” (CSES, 41).
Oração
Senhor, enquanto trabalho pela salvação de outros, ajuda-me a salvar minha própria alma.
Autor: Umberto Moura
Edição: Joelson Moura
www.pequenosgrupos.com.br
Acho esse sistema de estudo da lição da ES fantástico, pois nos permite aprender de forma constante e progressiva tudo sobre a palavra de Deus. Por isso, com raras excessões, deixo de estudar diariamente a lição e a leitura da minha bíblia.
Estudar a lição me aproxima de Deus, e me faz aprender da Bíblia para me edificar com seu conhecimento e, poder defender minha fé com mais firmeza e levar as três mensagens angélicas com mais consistência de argumentos.