“Então disse Deus: ‘tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para região de Moriá.
Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que eu lhe indicarei’.” Gênesis 22:2
O quê?! Sacrificar meu único filho? Será que Ele está falando sério?
Bem, não sabemos exatamente o que se passou no coração de Abraão naquele momento, mas certamente não foi felicidade! O pedido de Deus era algo totalmente inesperado pelo patriarca, afinal, seu filho era um presente que ele havia aguardado muito tempo para receber, e agora estava prestes a perdê-lo. Não é difícil imaginar a oração de Abraão naquela triste manhã: “Deus, será que é preciso mesmo? O Senhor poderia me avisar se mudar de ideia?”.
Às vezes nos sentimos decepcionados com Deus. Principalmente, quando as coisas não acontecem como queremos. É normal da humanidade pecaminosa desconfiar de que Deus tem o controle de tudo no Universo. Mas, infelizmente, não é normal confiar tudo a Ele, e decidir entregar-se por completo nos momentos de sofrimento e incertezas. Abraão foi um grande exemplo de fé! Ele entregou o controle de tudo nas mãos dAquele que teria o poder para ressuscitar seu filho, se necessário fosse. Entretanto, se Deus tem o controle de tudo, e sabe de tudo, por que Ele provou a fé de Abraão dessa forma? Se Ele já sabia que Seu servo iria obedecê-Lo, por que prová-lo?
Algo que precisamos aprender é que Deus não nos prova para nos conhecer, mas para Se tornar conhecido. Ele o faz para nos revelar quem Ele é, e também quem nós somos! Após a provação, Abraão entendeu quem era Deus, e também quais eram suas prioridades. Ele pôde perceber e testemunhar de que fazer a vontade de Deus, mesmo sem entender completamente o que está acontecendo ou em sofrimento, é sempre a melhor escolha!
Há um ditado que diz: “Crise vai, crise vem, só pra ver quem é quem.” Quem é Deus para você quando as coisas não estão bem em sua vida? Ou quem você é, nos momentos de provação? Não é quando o milagre acontece que sua fé é conhecida. Mas, principalmente, quando ele
não acontece. É quando sua oração não é ouvida que você consegue escutar o que está no fundo do seu coração, e que Deus já sabia.
PAUSA PARA DISCUSSÃO:
- É mais fácil estar perto de Deus quando as coisas estão bem ou quando as coisas estão mal em nossa vida?
- Por que Deus não atende todos os nossos pedidos de ajuda da forma como desejamos?
- Em qual momento da sua vida você se sentiu mais próximo de Deus? O que isso revela sobre sofrimento e alegria?
TEXTO PARA REFLETIR:
“Não é quando o milagre acontece que sua fé é conhecida. Mas, principalmente, quando ele não acontece. É quando sua oração não é ouvida que você consegue escutar o que está no fundo do seu coração, e que Deus já sabia.”