6. A terceira impressão é a que fica

“Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor.” Oséias 6:3a

Ouvimos desde criança o ditado: “A primeira impressão é a que fica”. Frase que alude à importância de cuidarmos da primeira impressão/ primeira imagem, que passaremos para os outros. No entanto, discordo desse pensamento, em certo sentido. Imagine que você conheça alguém e, no primeiro olhar/encontro, esse al- guém não o conquiste com sua imagem… não lhe passe confiança. Mas, com o passar do tempo, você descobre que aquela primeira imagem não condizia com a realidade desse indivíduo. Então, você confessa: “Fulano (ou fulana) não era bem o que eu pensava…”.

Isso aconteceu com você? Essa seria a SEGUNDA IMPRESSÃO. Um olhar após a primeira imagem que faz toda diferença! Quantos de nós já não fomos enganados (ou enganamos – ainda que sem pretensão) e falamos ou ouvimos a seguinte frase: “Você não é o que eu imaginava!”?

Já A TERCEIRA IMPRESSÃO só pode vir com tempo e intimidade de relacionamento. É com o passar do tempo que a verdadeira imagem, ou impressão, será descoberta por você. Muitas pessoas sofrem porque, em um ciclo social, recebem, logo nos primeiros contatos, um carimbo, um estigma, um rótulo atribuído por outras pessoas que as olharam apenas por um prisma. Então, não crie expectativas logo de início. Nem desabone alguém à primeira vista. Não perca a oportunidade que somente o tempo pode lhe proporcionar de conhecer uma pessoa verda- deiramente. Conheça, descubra, oportunize, invista tempo, perdoe e releve. Assim você conseguirá conhecer a verdadeira essência de uma pessoa, e não somente o que seu “pré-conceito” lhe disse.

Oséias fala que precisamos conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor. Não apenas por primeira impressão, mas de forma contínua e intensa! É como um tesouro infinito sob a terra; quanto mais profundo você busca, mais você O encontra. Não deixe que os estereótipos dos falsos religiosos ou dos não religiosos atrapalhem você, muito menos os rótulos que você mesmo criou para Deus no passado. Experimente conhecê-Lo de verdade. Quanto mais próximo dEle você estiver, mais irá perceber que sua primeira impressão estava errada a Seu respeito.

 

PAUSA PARA DISCUSSÃO:

  1. Qual das duas impressões você acha mais importante: a primeira ou a terceira?
  2. Você já mudou de opinião sobre alguma pessoa que está aqui neste encontro? O que isso nos revela sobre a importância de conhecer as pessoas profundamente?
  3. Como podemos aprofundar cada vez mais nosso conhecimento sobre quem é Jesus verdadeiramente?

 

TEXTO PARA REFLETIR:

“A TERCEIRA IMPRESSÃO só pode vir com tempo e intimidade de relacionamento. É com o passar do tempo que a verdadeira imagem, ou impressão, será descoberta por você.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.