Leitura da semana: Romanos 15
Quebra-Gelo: Em sua opinião, qual é o principal motivo pelo qual muitas pessoas saem da igreja?
PERTENCER > COMPORTAMENTO >< CRENÇA
Paulo inicia, em Romanos 15:14, a conclusão de sua carta aos Romanos. Ele crê que seu ministério é pregar o Evangelho aos gentios. A conversão deles, para Paulo, era como oferta para Cristo (Rm 15:16). Ele objetivava “conduzir os gentios à obediência” (Rm 15:18). Para Paulo, a completa transformação de vida era o objetivo final do evangelismo. Ele sabia relacionar, de forma correta, os três elementos que interagem no processo de conversão:
CRENÇA (DOUTRINA) – Romanos 15:4 refere-se ao que acreditamos, inclui as crenças fundamentais de fé. Sem a crença, por exemplo, nós perderíamos completamente nossa identi- dade como igreja remanescente (Rm 11:5) e o propósito de nosso chamado.
COMPORTAMENTO (ESTILO DE VIDA) – Romanos 15:18 diz respeito à forma como nos comportamos diante das crenças. Inclui nossa maneira de vestir, como guardamos os manda- mentos, nosso estilo de vida. Sem o comporta- mento, nossas crenças não fariam sentido.
COMUNIDADE (PERTENCER) – Romanos 15:7, 16 e 32 refere-se tanto à congregação, quanto ao nosso relacionamento como irmãos. Sem a comunidade, consequentemente não existiria crença ou comportamento, simples- mente porque não haveria pessoas. A comuni- dade envolve, naturalmente, crença e compor- tamento.
PERTENCER ANTES DE CRER – Algumas pessoas recebem todos os estudos bíblicos, creem em todas as crenças fundamentais da igreja, cumprem tudo de maneira correta e são batizadas. Mas, por fim, saem da igreja porque a comunidade não os abraçou, nunca se senti- ram efetivamente parte dela.
Se o principal objetivo do evangelismo é levar as pessoas a “acreditar”, então, o foco será tornar as pessoas conscientes da verdade e de conteúdos que elas precisem saber. Se o propósito principal for o “comportamento”, levaremos as pessoas a colocar o foco nelas mesmas e na mudança de hábitos pessoais. Se o objetivo principal do evangelismo é “pertencer”, o nosso foco estará em ajudar as pessoas a se tornarem discípulos de Jesus e incorporá-las na comunidade cristã para compartilhar com elas as bênçãos da comunhão cristã.
Pertencer antes de crer não significa que a pessoa está espiritualmente incorporada ao corpo de Cristo, mas que foi aceita e está em um processo de transformação (santificação), que é uma obra do Espírito Santo.
O Cristianismo não é apenas uma questão de crença e de comportamento, é uma questão de comunidade, sendo que a comunidade é o ingrediente que liga todos os crentes. Há pessoas que creem no que a igreja ensina, e até podem adotar vários aspectos de um estilo de vida cristão, todavia, não se sentem parte da comunidade. E quando não se percebe, algumas delas acabam abandonando a igreja. Uma pesquisa feita para saber por que algumas pessoas deixam de ir à igreja constatou:
Por não concordar com a doutrina 1,3 %
Por dissidência 3,9 %
Por não poder viver os princípios 18,8 %
Por falta de calor humano 76 %
Necessitamos aprender com Paulo e com Jesus.
PERGUNTAS PARA DISCUSSÃO:
- O que deve vir primeiro: crença (estudo bíblico), estilo de vida (comportamento) ou pertencer à comunidade? Por quê?
- Como incorporar pessoas em nossa comunidade? O que você tem feito na prática para que isso de fato aconteça?
- Como o seu Pequeno Grupo pode ajudar a criar mais “pertencimento” em Cristo?
CONCLUSÃO
“O Salvador misturava-se com os homens como uma pessoa que lhes desejava o bem. Manifestava simpatia por eles, ministrava-lhes as necessidades e granjeava-lhes a confiança. Ordenava então: ‘Segue-Me’.”
Ellen White, A Ciência do Bom Viver, p. 143
Autor da lição: Pr. Gleydson Barbosa