[Download não encontrado.]
Introdução
Ellen White declara que “a oração é o abrir do coração a Deus como a um amigo. Não que seja necessário, a fim de tornar conhecido a Deus o que somos; mas sim para nos habilitar a recebê-Lo. A oração não faz Deus baixar a nós, mas eleva-nos a Ele” (CC, 93).
A respiração é um dos chamados sinais vitais, uma função básica do organismo. Se uma pessoa está respirando é porque está viva. “A oração deve ser como a respiração da alma” (ERP, 307); portanto, é através da oração que a alma demonstra estar viva. Sem oração não há vida no cristão, nem no cristianismo.
As lições de Cristo referentes à oração devem ser ponderadas cuidadosamente. Há uma ciência divina na oração, e Sua ilustração apresenta-nos princípios que todos necessitam compreender. Mostra qual é o verdadeiro espírito da oração, ensina a necessidade de perseverança… e nos assegura Sua boa vontade de ouvir as orações e a elas atender” (PJ, 142).
Que interessante um profeta dizer que a oração é uma ciência que envolve princípios. Ora, a ciência se baseia na observação e na experimentação, e princípios também fazem parte da ciência, pois são conceitos universais e permanentes.
Então, pelo visto, as orações não são uma atividade religiosa-emocional, uma atividade aleatória para pessoas mental e emocionalmente fracas, mas uma atividade de fé baseada em princípios – uma ciência. Uma ciência e um mistério.
Isso parece um novo e belo acorde, uma nova canção, um novo sonho neste mundo de tantos gritos de dor e desespero, uma janela para a vida, uma porta para um novo horizonte de esperanças, uma verdadeira “respiração da alma”.
Fonte: Estudo baseado no livro Pequeno manual de oração, de Umberto Moura.
Lendo a Palavra
Mateus 6:5-13
Aprendendo da Palavra
1. Antes de ensinar a orar Jesus ensinou como não orar, assinale com um “C” o que você acha estar certo orar e com um “E” o jeito errado?
[a] Orar em pé ( ) [b] Orar de joelhos ( ) [c] Orar em público ( ) [d] Orar em secreto ( ) [e] Orar chamando a atenção para si ( ) [f] Repetir as mesmas palavras (reza) ( ) [g] As orações devem ser longas ( ) [h] As orações devem ser curtas ( )2. Jesus ensinou a orar assim, e por quê?
[a] Ao Pai, em nome do Espírito Santo [b] A Jesus, diretamente [c] A Maria, em nome de seu Filho [d] A Jesus, em nome do Pai [e] Ao Pai, em nome de Jesus [f] Ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo3. Para discutir: por que oramos o Pai Nosso se estamos repetindo as mesmas palavras, não seria uma reza?
Aplicando a Palavra
4. Existem várias maneiras de orar, qual é mais certa?
[a] Em pé [b] Deitado [c] De joelhos [d] Da cabeça para baixo [e] Com a cabeça no chão5. Muitas pessoas acham que o poder da oração está no sentimento. Quando você ora, qual seu sentimento ou atitude? Poderia compartilhar?
[a] Sinto que estou mesmo falando com Deus [b] Sinto a presença de Jesus [c] Sou mais racional, oro e pronto, Deus é quem vai decidir [d] Sinto muita emoção [e] Sinto que estou orando no Espírito [f] Não sinto nada [g] Não oro
O que fazer
Saber que a oração é a respiração da alma me leva a refletir sobre a minha vida de oração. Também preciso aprender a orar de verdade. E para isso preciso começar a orar de verdade. Preciso colocar mais oração em minha vida, e ser mais regular na minha comunhão diária com Deus. Tenho muitos amigos e irmãos que gostaria de vê-los no Céu, e a maneira mais efetiva de ajuda-los, e talvez a única seja interceder por eles em oração.
Compromisso
Ao compreender melhor sobre a oração resolvi que:
- Vou me acordar uns minutos mais cedo para orar
- Vou interceder pelas seguintes pessoas: (…)
- Quero ser um homem/mulher/jovem/juvenil de oração
Para refletir
“A oração é um ministério, embora não incompreensível. Orar é trabalhar com Deus. Mediante a oração cumprem-se os fins de Deus e frustram-se os desígnios de Satanás” (Watchman Nee).
Conclusão
“A oração é a respiração da alma. É o segredo do poder espiritual. Nenhum outro meio de graça a pode substituir, e a saúde da alma ser conservada. A oração põe a alma em imediato contato com a Fonte da vida, e fortalece os nervos e músculos da vida religiosa. Negligenciai o exercício da oração, ou a ela vos dediqueis de quando em quando, com intermitências, segundo pareça conveniente, e perdereis vossa firmeza em Deus….
“Coisa maravilhosa é podermos orar com eficácia; indignos e faltosos mortais possuírem o poder de apresentar a Deus os seus pedidos! Que mais alto poder pode o homem desejar do que este – estar ligado ao infinito Deus? O homem fraco e pecador tem o privilégio de falar a seu Criador” (MJ, 249-250).
Oração
“Senhor, ensina-nos a orar”.
Autor: Umberto Moura
Edição: Joelson Moura
www.pequenosgrupos.com.br