[Download não encontrado.]
Introdução
O número de religiões e seitas cristãs hoje aproxima-se de 40 mil. Pelo elevado número de igrejas existentes, nota-se que são altamente concorrentes e contraditórias em seus ritos e doutrinas.
Visto que são contraditórias em seus ensinos, qual é a certa? Qual é a errada? Se uma está certa, por serem diferentes e contraditórias as outras estão erradas? Se alguma está errada, a outra está certa?
No cristianismo, as religiões estão representadas e divididas assim:
- Catolicismo romano: composto pela Igreja Católica Apostólica Romana (que inclui as Igrejas Orientais de rito católico).
- Igreja Ortodoxa: a grega e a russa – que apresentam algumas diferenças entre si, principalmente a língua usada na liturgia.
- Protestantismo: originária da Reforma Protestante, no século XVI, que atualmente está dividido em três segmentos:
- Igrejas Históricas: resultado direto da reforma protestante. Destacam-se nesta vertente os luteranos, anglicanos, presbiterianos e batistas.
- Igrejas Pentecostais: originárias em movimentos do início do século XX, caracterizam-se pela manifestação de sinais, tais como falar em línguas estranhas (glossolalia), curas, milagres, visões etc. Destacam-se nesta vertente a Igreja Assembleia de Deus e a Igreja do Evangelho Quadrangular.
- Igrejas Neopentecostais: vêm da segunda metade do século XX, dissidentes das igrejas pentecostais. Destacam-se a Igreja Universal, Renascer em Cristo, Igreja da Graça, etc.
Além desses três ramos, existem outros segmentos menores, dentre eles o cristianismo primitivo, cristianismo esotérico, e os chamados para-protestantismo: Nesta categoria estão os Mórmons, as Testemunhas de Jeová e os Adventista do Sétimo Dia.
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cristianismo, e World Christian Encyclopedia.
Lendo a Palavra
Apocalipse 14:1-4
Aprendendo da Palavra
1. Por que será que há tantas religiões no mundo?
[a] Muita gente quer ajudar [b] Interesses econômicos [c] Não existe controle nem limite [d] Divergências teológicas e doutrinárias [e] Dificuldade de entender a Bíblia [f] As pessoas se sentem obrigadas a ter uma religião2. Quanto ao número de religiões no mundo, o que você acha?
[a] As pessoas precisam de mais ofertas religiosas [b] Quanto mais religião melhor [c] A pessoa pode escolher a que melhor se adapta [d] Religião é uma questão de escolha [e] Confundem as pessoas quanto à verdadeira fé3. Se Jesus estivesse hoje no mundo, qual religião ou igreja Ele frequentaria?
[a] A que estivesse fundamentada na Bíblia [b] Naquela que Lhe tratasse melhor [c] Ficaria na igreja que tivesse a programação mais bonita [d] Frequentaria a que tivesse templos mais bonitos e confortáveis [e] Ficaria na igreja que fosse mais conveniente independentemente de suas doutrinas4. Para ser verdadeira, uma religião precisa (complete):
[a] Estar baseada na [b] Aceitar a Bíblia completa: ___________ e __________ Testamentos [c] Aceitar os dez mandamentos, inclusive o [d] Viver de acordo com a[e] Outros:
Aplicando a Palavra
5. Você escolheu (ou escolheria) sua religião baseado em quê?
[a] Na Bíblia [b] Naquela que me tratasse melhor [c] Ficaria na igreja que tivesse a programação mais bonita [d] Frequentaria a que tivesse templos mais bonitos e confortáveis [e] Ficaria na igreja que fosse mais perto de casa independentemente de suas doutrinas6. Responda sucintamente:
[a] Sua religião foi uma escolha sua, pessoal? [b] Por que você escolheu essa religião/igreja? [c] Se alguém lhe perguntasse qual a religião verdadeira, como você justificaria que é a sua?O que fazer
Há muitas religiões que se preocupam em oferecer benefícios aos seus membros, não está errado. Mas uma religião tem de se preocupar com a razão de sua existência, que é salvar. Esta é sua missão. Jesus disse: “E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim” (Mt 24:14).
Compromisso
Quanto à Missão você:
- Entendeu que você é parte da Missão?
- Entendeu que você foi alcançado porque alguém cumpriu a Missão?
- Qual é sua Missão pessoal?
Para refletir
“O mundo precisa conhecer o nosso cristianismo, antes que a nossa religião. A inversão dessa atitude pode significar que ignoramos a ambos, em seu propósito e missão”.
Conclusão
“A igreja é a fortaleza de Deus, Sua cidade de refúgio, que Ele mantém num mundo revoltado. Qualquer infidelidade da igreja é traição para com Aquele que comprou a humanidade com o sangue de Seu unigênito Filho. Almas fiéis constituíram desde o princípio a igreja sobre a Terra. Em cada era teve o Senhor Seus vigias que deram fiel testemunho à geração em que viveram. Essas sentinelas apregoaram a mensagem de advertência; e ao serem chamadas para depor a armadura, outros empreenderam a tarefa. Deus pôs essas testemunhas em relação de concerto com Ele próprio, unindo a igreja da Terra à do Céu. Enviou Seus anjos para cuidar de Sua igreja e as portas do inferno não puderam prevalecer contra Seu povo” (AA, 11).
Oração
Que o Senhor me ajude a compreender seu propósito e Missão na minha vida e na vida de minha igreja.
Autor: Umberto Moura
Edição: Joelson Moura
www.pequenosgrupos.com.br